Through The Looking-Glass

Para aqueles que quiserem chegar até mim, basta atravessar o espelho da realidade, e nos campos da insanidade me encontrarão...

"OPEN YOUR EYES AND DREAM"

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vivendo a fantasia

"Ele abriu o livro e então se viu em lugar muito diferente de onde se encontrava ha poucos instantes. O ar daquele lugar emanava magia e a terra parecia transpirar vida. Aquele lugar passava o sentimeto de ser o seu verdadeiro lar, cheio de aventuras, onde ele encontraria fadas, elfos, reis, anões e monstros de todos os tipos."


Quem nunca desejou viver em um mundo de magia e aventuras? Eu sei que EU não viveria sem poder sonhar com isso.
Hoje eu estou aqui para falar um pouco desses mundos incríveis dos livros de fantasia.

imagem do jogo avalon code

Para começar, vamos lembrar da nossa infância, quando ainda nem sabiamos ler. Nessa época fomos apresentados aos clássicos da Disney, sereias, princesas, príncipes, bruxas, fadas e dragões.
Uma das minhas histórias favoritas foi A Bela Adormecida, pois foi a única dessas histórias em que o príncipe fazia alguma coisa além de levar a princesa embora pro seu castelo, ele lutou contra o dragão. (nada contra as outras histórias, elas também são muito legais, mas eu gosto mais quando me identifico com um personagem)
E eis que muitos anos mais tarde eu tenho que enfrentar a Malévola (Maleficent) novamente, no jogo Kingdom Hearts (falarei disso depois).
Aliás, ela é uma das minhas vilãs "preferidas" dessas histórias. Não acho as irmãs e a madrasta da Cinderela dignas de serem chamadas de vilãs, não vou com cara da Ursula (vilã da pequena sereia), e assim por diante...
Outra que eu amei foi Alice no País das Maravilhas. Simplesmente incrível.
Talvez eu volte a esse assunto algum dia, mas por enquanto vamos seguindo.

O primeiro livro que eu devo mencionar é o mundialmente famoso Harry Potter, o garoto que descobriu ser um bruxo e foi levado a uma escola de bruxos.
Após assistir os dois primeiros filmes da série, eu comecei a ler os livros. Nunca tinha lido algo que fizesse eu me sentir como se estivesse vendo tudo pessoalmente, por isso eu devo à J.K. Rowling por me inserir nesse mundo de livros de fantasia fantástica.
É verdade que com o tempo a personalidade dos personagens não foi mantida, mas eu acho que isso é até normal de acontecer na vida real.
O que mai me chama atenção nessa história são as possibilidades, assim como a incapacidade de provarmos que ela não pode ser real. E o castelo de Hogwards é lindo! Eu amo castelos (outro assunto que pretendo abordar futuramente)!

Logo depois eu conheci O Senhor dos Anéis, a história de um grupo composto por representantes de variadas raças (anão, elfo, humano, hobbits, mago...) buscando destruir um anel poderoso, mas que é a fonte de poder de um grande inimigo enquanto ele existir.
Os cenários, os elfos, as batalhas... eu adorei, mas foi com O Silmarillion, que eu passei a ter o autor (J.R.R. Tolkien) como ídolo. Ele criou um mundo que foi a inspiração para outros mundos de fantasia fantástica como o RPG Dungeons & Dragons e até mesmo Harry Potter. Tolkien criou um mundo, suas linguas, suas leis e tudo o que há nele com o máximo de detalhes, o que torna a obra muito rica.
Atualmente estou a ler O Hobbit (que já tem um filme a caminnho) e posso dizer que O Silmarillion é a fonte para o conhecimento desse mundo, enquanto que O Hobbit é mais como um conto de fadas, mais agradável de se ler e sob um ponto de vista que nos puxa ainda mais pra dentro da história, ótimo para quem quer começar a ler os livros de Tolkien.

Seguindo essa linha, temos As Crônicas de Nárnia, de C.S. Lewis (amigo de Tolkien). Confesso ainda não ter lido essa incrível obra, mas com certeza está na minha lista de futuras leituras, com prioridade alta. Esse é outro mundo muito rico e incrível, pelo qual eu me apaixonei.
E também há a serie de livros Eragon, Eldest e Brisingr, que estão esperando que eu termine O Hobbit para começar a lê-los. O filme foi muito decepcionante, não chegou aos pés do que eu vi e ouvi sobre os livros, portanto eu desaconselho a assistirem.

Agora mudando o rumo...
Lewis Carroll foi o responsável pela história infantil que eu mais amo atualmente, a história de Alice.
Muitos anos após ter visto a animação de Alice no País das Maravilhas (da Disney) e Alice no País do Espelho, eu vi referências em outros lugares (coelho branco em Matrix e rainha vermelha, rainha branca, xadrez, etc, em Animatrix). E então resolvi ler os dois livros.
Como já é de costume, eu não comecei pelo primeiro (não por que eu quisesse, mas por causa do destino mesmo). Alice no País do Espelho mostra a viagem de Alice a um mundo no qual muita coisa é ao contrário (como num espelho), como correr mais devagar para chegar mais rápido em algum lugar. E nesse mundo Alice vai avançando o "tabuleiro" para tentar se tornar uma rainha (referência ao xadrez). Já em Alice no País das Maravilhas, ela segue o coelho branco e vai parar em um mundo muito estranho onde percebemos a influência do jogo de cartas com os soldados "baralho".
Para quem já assistiu a animação da Disney e/ou o filme lançado recentemente, aqui vai uma dica: Esqueça tudo e vá ler os livros. Não que os filmes não sejam bons, mas ambos misturam elementos dos dois livros e acaba faltando muita coisa. Ah, e Alice no País do Espelho é o meu favorito desses dois.

Também na linha infantil, está Peter Pan, que na minha opinião faz uma ótima dupla com os livros de Alice.
Peter Pan me pareceu um livro muito mais profundo e sério do que faz parecer com a idéia de "livro infantil". O herói da história é muito mais cavalheiro do que se espera de um menino da sua idade (idade aparente, pois na idade real ele deveria ser um adulto), mas muito infantil e divertido (eu adoro a inocência do Peter e a curiosidade da Alice). O vilão da história, no final, não me parece mais vilão do que o próprio herói, mas isso é coisa pessoal minha ^^"

Existem muitos outros livros que mereciam ser mencionados nesse post, mas alguns eu não lembro e outros eu nem conheço.
E como vocês podem ver, o meu blog está cheio de referências a esses mundos, pois é assim o meu mundo e é assim que eu vivo, misturando realidade com fantasia.

Antes de partir, deixo apenas uma frase para vocês:
"Segunda estrela à direita e sempre em frente,até o dia amanhecer"



Próximo tema: Vivendo a loucura com orgulho

Um comentário: