Through The Looking-Glass

Para aqueles que quiserem chegar até mim, basta atravessar o espelho da realidade, e nos campos da insanidade me encontrarão...

"OPEN YOUR EYES AND DREAM"

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Viajando no tempo



~ desculpem pela demora pra postar novamente ^^" ~

"Depois de fechar o velho livro empoeirado, ele o colocou na mesinha ao lado do sofá e foi em direção à janela. Para seu espanto, os carros haviam sumido e tudo estava diferente. A pessoas andavam a pé ou em charretes, vestiam-se de uma forma que lhe parecia estranha e comportavam-se de uma maneira diferente. E apesar de assustado com o local em que estava - ou o certo seria 'quando' e não 'onde'? - ele estava encantado com aquilo e achava muito mais interessante que o lugar de onde viera."


Admito que já subestimei as belezas do passado e só me encantava com o futuro, mas agora vejo que ambos podem estar no presente, juntos ou separados, e ainda assim continuarem com sua beleza (ou até mesmo se tornando mais belo no presente). Hoje vou falar sobre viagem no tempo,  não do ponto de vista científico, mas do ponto de vista de um estilo de vida, e me concentrarei no passado.


Começaremos pelo sério e elegante EGA (Elegant Gothic Aristocrat), que nos remete a lugar mais sombrio, e à luz de velas vemos figuras distintas, da alta sociedade, bebendo suas taças de vinho e falando elegantemente.

Serio demais e realístico demais, esse estilo não é pra mim, mas mesmo assim é muito interessante e me encanta.


Agora vamos ao multiverso das lolitas. Esqueça tudo o que sabe sobre aquele livro de Vladimir Nabokov, chamado Lolita, isso aqui não tem nada a ver com ele.
O estilo lolita surgiu no Japão e é inspirado na era vitoriana e período eduardiano, sendo exclusivamente feminino (não que garotos não usem, principalmente no Japão, mas isso já é crossdress), e remetendo para um tom mais infantil, fazendo com que algumas garotas se pareçam com verdadeiras bonecas de porcelana vivas. Esse é um estilo de vérios "sub-estilos" (ou temáticas) diferentes, que vão desde o classical (mais "sério") e gothic (preto com branco), até o sweet e hime (mais doces, meigos, e com tons mais coloridos e infantis), passando pelo ero lolita, que de "ero" não tem nada (está mais para uma lolita menos comportada, com saia um pouco mais curta e um decote comportado), além do guro lolita, que assume um tom mais "macabro"
classical lolita
gothic lolita
gothic novamente 
sweet lolita
outra sweet
shiro lolita
ero lolita
guro lolitas
Eu realmente adoro e admiro muito esse estilo, principalmente pela variedade e por conseguir misturar o antigo e o novo.


Em contrapartida ao Lolita, temos o boystyle, para os garotos (apesar de muitas garotas também o usarem).
O ouji (“príncipe” em japonês) é a versão masculina do Lolita, trazendo o estilo vitoriano puxado para o infantil e misturando muito bem passado e presente. E o dandy seria sua versão mais “velha”, adulta.
Existem muitas variações dentro do boystyle e poucas tem denominações específicas, apesar de algumas denominações estarem erroneamente empregadas.







Definitivamente, eu amo o ouji e o dandy, são perfeitos! *-*


Agora iremos dar um salto para o futuro, mas mantendo os pés no passado. Como? Simples, com o steampunk (outro estilo que eu amo e acho perfeito *-*). O steampunk é a visão do futuro daqueles que vivem na era da máquina a vapor e nem sonhavam com chips e eletricidade. Roupas daquela época, mas acessórios como celulares, computadores, maquinas voadoras, membros mecânicos e até mesmo robôs, todos movidos à tecnologia da mecânica a vapor, cheios de engrenagens, alavancas e pistões, marcam o estilo. Cientistas, aventureiros, piratas, lords, dentre outros personagens, unem o passado ao futuro. Este é o steampunk, inspirado em obras literárias como as de Júlio Verne, irmão do cyberpunk.
















Will Smith em As aventuras de James West

Dr. Loveless - As aventuras de James West

Maravilhoso, não é?


Agora, vestir-se dessa maneira ainda não é suficiente? Nada melhor do que fazer meetings (encontros) de lolitas, oujis, dandys, steamers, etc. Pode ser de uma temática só (apenas lolitas e oujis, por exemplo) ou abrangendo toda essa variedade de estilos. Um piquenique em um parque ou um chá da tarde seriam boas ideias para meetings, com direito a fotos, troca de ideias sobre outfits e tudo mais.
 


Bem, tudo isso é muito lindo, mas algumas pessoas não usariam no seu dia-a-dia, nem mesmo para ir ao shopping, nada além de eventos e convenções onde possam se misturar com pessoas fantasiadas. Mas para resolver isso, basta pegarmos elementos marcantes do estilo que gostamos e procurar nos nossos guarda-roupas (ou dos pais) ou nas lojas e nos aproximarmos um pouco desse passado sem chamar muita atenção no presente. Esse seria o "casual lolita", mas que pode ser feito com os demais estilos.


Agora sim, estamos preparados para viajar para o passado sem sair do presente ^-^



Fontes das fotos:
http://www.lacarmina.com/blog/2007/09/ouji-gothic-aristocrat-brian-ermanski/
http://fashion.3yen.com/2007-04-18/elegant-gothic-aristrocrat/
http://www.carouselofcrowns.com/2009/08/26/black-peace-now-fashion-show/
http://www.pettipond.com/art3.htm
http://www.lolitafashion.org/
http://maggieama.blogspot.com/2011_01_01_archive.html
http://my-blackcherry.blogspot.com/2011/03/ero-lolita.html
http://closetalternativo.blogspot.com/2011/04/estilo-guro-lolita.html
http://getthealbertlook.blogspot.com/2011/04/kodona.html?zx=e9f9414d07e665a5
http://boystylefashion.blogspot.com/
http://www.lacarmina.com/blog/2008/05/kera-male-fashion-spread-gothic-aristocrat-kodona-ouji-dandy-boystyle/
http://otakustreetz.wordpress.com/2009/11/20/jpz-style-kodona-and-some-info/
http://www.bizarrebytes.com/steampunk-future-and-pastmerge-to-create-beauty-and-magic/
http://caraminholasdejp.blogspot.com/2011/05/caraminholas-de-sexta-steampunk.html
http://conventionfansblog.com/2010/05/08/outland-armour-impacted-by-tennessee-flood/
http://artisancakecompany.com/2010/09/steampunk-wedding-cakes/
http://alainabubblee.buzznet.com/user/journal/7885971/first-post-buzznet-lolita-meeting/
http://rosanitida.blogspot.com/2011/07/photos-of-paris.html
http://antiqueinthefuture.blogspot.com/2010/04/que-es-una-tea-party.html

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor este seu post, Andy. Encontrei por acaso, mas já fazia tempo que eu me perguntava o que seria "Steampunk" – e sempre me esquecia de pesquisar... Obrigada!

    ResponderExcluir